• Episódio 34 - Gonçalo Filipe de Sousa

    O nosso convidado tem uma gargalhada tão forte quanto a sua paixão pela música. Não se desloca sem a sua harmónica e por isso neste episódio do nosso podcast, pela primeira vez, temos música ao vivo! Gonçalo Sousa é um harmonicista muito especial que descobriu a harmónica depois de ter estudado guitarra clássica, piano, trompete e guitarra portuguesa! Só em 2003, ao assistir, na antiga cave do Hot Clube Portugal, a um concerto de António Serrano, um músico espanhol virtuoso da harmónica cromática, ficou tão fascinado com a sonoridade do instrumento e a musicalidade deste músico, que no dia seguinte foi comprar uma harmónica e desde então não parou. Acompanhe aqui o pensamento e o trajeto musical do Gonçalo Sousa que também nos fascinou, tanto pela sua riqueza, criatividade e originalidade como pela sua simplicidade, racionalidade e humanidade. https://www.facebook.com/goncalo.f.desousa

    E35 - 56m - Apr 5, 2024
  • Episódio 33 - Inês Andrade

    A conversa começou antes de começarmos! Um entusiasmo.

    É um prazer ouvir a Inês Andrade a falar sobre o projeto de empreendedorismo cultural que criou conjuntamente com Edoardo Carpenedo, o Bendada Music Festival.

    Quem sabe onde é a Bendada?

    Quem sabe desta realidade que foi criada por músicos tão jovens?

    Na sua ascendência paterna está a Bendada, uma pequena aldeia rural no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, onde Inês Andrade sempre passou as suas férias. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Performance e Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, e foi continuar a estudar, tocar e dar aulas nos EUA 12 anos e voltou! Felizmente!

    É a jovem Inês Andrade que pode conhecer neste podcast e aqui https://bendadamusicfestival.com/faculty-ines-andrade e saber mais sobre o Festival aqui https://www.youtube.com/watch?v=zFgYTaaHvRA .

    A Universidade de Boston onde a Inês fez o Doutoramento e também foi professora, realizou este pequeno documentário sobre o Festival Internacional de Música da Bendada: https://www.youtube.com/watch?v=WHDeDKaZP9c&t=476s

    Também o fantástico documentário de Laurent Filipe sobre António Fragoso, compositor e pianista português de génio que a RTP transmitiu, teve a participação da Inês Andrade que estudou aprofundadamente este compositor. https://www.rtp.pt/play/p5253/vida-breve-antonio-fragoso

    E34 - 59m - Mar 2, 2024
  • Episódio 32 - Ana Bacalhau e João Afonso

    Desta vez juntámos Ana Bacalhau e João Afonso, os músicos que todos conhecemos e os nossos artistas cantores convidados das Residências Artísticas do Projeto Cantar Mais Liberdade (https://www.apem.org.pt/cantar-mais/liberdade/ ).

    Ana e João, ambos autodidatas, trazem consigo dois trajetos musicais de infância e juventude muito diferentes, contados com muito entusiasmo, deixando-nos imaginar e contagiar pelas suas experiências musicais vividas em épocas, lugares e estilos particulares. E segundo João Afonso, à mesa cantava-se! E isso fez toda a diferença. Para a Ana Bacalhau que sempre queria ser professora pelo desejo de comunicar com o outro, segue para os palcos também para comunicar com música!

    Agora juntos aqui para falarmos também nas expetativas do regresso à escola para cantar e compor uma canção com as crianças!

    E33 - 49m - Feb 2, 2024
  • Episódio 31 - Carlos Gomes e Gilberto Costa

    No primeiro episódio de 2024, os nossos convidados são da casa. Está em marcha o projeto Cantar Mais Liberdade – uma iniciativa da APEM/Cantar Mais - que comemora os 50 anos do 25 de Abril em Residências Artísticas com músicos, professores de música e crianças do 2º ciclo nas escolas do ensino básico. E é sobre este projeto, apoiado pelo Programa Arte pela Democracia da Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, que conversámos e refletimos, desde o processo de construção do projeto, da relação da música e das canções com a Vida e a História, até aos aspetos da composição musical, da escrita de canções, do ensino e aprendizagem da música. Uma conversa que também não podia deixar de passar pelos percursos musicais dos nossos convidados e da sua relação com a música.

    E32 - 55m - Jan 8, 2024
  • Episódio 30 - Tozé Brito

    Um músico, um autor e um encontro na Sociedade Portuguesa de Autores para uma conversa com Tozé Brito, vice-presidente desta instituição. Falou-se do início da sua aprendizagem musical, da sua chegada e estadia na música até hoje. O mundo fascinante da escrita de canções e da indústria musical na visão e experiência de Tozé Brito. A fantástica democratização do mundo da música versus a questão da qualidade musical na voz de um homem feliz que passou por tudo e tudo fez sem nunca abdicar dos seus princípios. No fim voltámos ao princípio da conversa com a importância de ouvir e viver música desde a infância e a diferença que pode fazer uma boa educação musical para as crianças.

    E31 - 35m - Dec 1, 2023
  • Episódio 29 - Manuela Encarnação e Eduardo Lopes

    Neste episódio, Manuela Encarnação e Eduardo Lopes voltam a conversar a dois para fazerem um balanço e essencialmente refletir sobre o conceito de inclusão na pluralidade na música na educação, tema do próximo Encontro Nacional da APEM a realizar ainda este mês. https://www.apem.org.pt/encontros/encontro-nacional/xvii-encontro-apem-2023/

    De que falamos quando falamos de inclusão, até que ponto estamos a ser inclusivos ou simplesmente fazemos, nas nossas práticas, aquilo de que gostamos e nunca nos chegamos a pôr em causa? O que implica uma educação e formação musical inclusiva no século XXI? Como se operacionaliza uma educação inclusiva?

    Acompanhe esta conversa que se desenrolou por vários caminhos e com várias dinâmicas como um novelo numa rota livre, mas sempre bem conduzida por quem gosta de conversar.

    E30 - 41m - Nov 6, 2023
  • Episódio 28 - José Sasportes

    José Sasportes, historiador e escritor com várias publicações na área da estética e da história da dança, foi Diretor do Serviço ACARTE da Gulbenkian e Ministro da Cultura do XIV Governo Constitucional, entre muitas outras atividades literárias, políticas e diplomáticas. Partilhou vivências da sua juventude no Colégio Moderno e muitas reflexões sobre a vida artística e musical em Portugal e a sua riquíssima vida e intervenção cultural na sociedade portuguesa e não só, ainda no ano da comemoração do centenário do nascimento de Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989) com quem trabalhou e se tornou amigo.

    Com uma cultura e memória verdadeiramente invejáveis, José Sasportes, interpela-nos com muitas histórias vividas e abre-nos as portas para o mundo cultural no pós-guerra e no pós 25 de abril, o papel da Gulbenkian no desenvolvimento da educação pela arte, da educação musical e artística em Portugal e sempre sem papas na língua!

    E29 - 1h 21m - Oct 6, 2023
  • Episódio 27 - Fausto Neves

    Filho mais velho de uma família de músicos, pai e mãe, avô, bisavô, numa relação muito lúdica com a música e, claro, uma infância muito feliz. A música é a vida e o piano foi o instrumento natural. O Canadá e a Suíça foram os países de acolhimento para o aperfeiçoamento pianístico e para conhecer mundo. De regresso a Portugal houve quase um choque ao rever amigos que já tinham deixado a boina com a estrelinha para vestirem um fatinho... e o trabalho não parou. Primeiro na célebre e prestigiada Academia de Música de Espinho, depois no Conservatório de Música do Porto, a seguir na criação da Escola Superior de Música do Porto e depois na Casa da Música e Porto 2001 para integrar finalmente a Universidade de Aveiro até hoje. 

    Para Fausto Neves, não há dúvida: há muito mais acesso à música, a massificação foi feita, mas a qualidade é imensa, ou seja, não houve degradação na relação quantidade – qualidade.  

    Uma conversa cheia de momentos diversos e históricos com a grande marca e novidade da criação do ensino profissional de música. Oiça aqui toda a história do nascimento das escolas profissionais de música em Portugal contada por um dos seus responsáveis. 

    E28 - 52m - Jun 16, 2023
  • Episódio 26 - Carlos Marques

    Ser Diretor da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e ter estudado também nessa instituição é um duplo privilégio, como é o caso do nosso convidado. O percurso académico e musical de Carlos Marques é tão rico quanto a sua curiosidade que o levou a interessar-se por muitas áreas do conhecimento desde os estudos iniciais de guitarra, passando pelo clarinete, violoncelo, composição, psicologia e neuropsicologia ligada à aprendizagem da música. O conhecimento, dedicação, visão, e sensibilidade que coloca na direção desta escola artística são bem patentes ao longo da conversa com Carlos Marques. No final, a visita que fizemos ao edifício da Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro, doado pela Fundação Calouste Gulbenkian à Câmara Municipal e tutelado pelo Ministério da Educação foi para nós também um privilégio que a todos devia estar acessível.   

    Uma conversa a não perder e que atravessou também as estratégias possíveis para o ensino artístico especializado das artes numa perspetiva holística da educação e a educação com a vida e o mundo integrado nela. “Porque não?” como sempre refere Carlos Marques, desafiando o mundo da educação artística.

    E27 - 58m - May 5, 2023
  • Episódio 25 - Inês Thomas Almeida

    Neste mês libertador recebemos uma entusiasta da vida e fantástica comunicadora, a Inês Thomas Almeida, que nos conta o seu percurso musical e profissional, desde o seu primeiro contacto memorizado e feliz com a aprendizagem da música nos anos 80, passando pela experiência maravilhosa no Instituto Gregoriano. Passou por vários estudos universitários em Lisboa, Évora e na Alemanha onde passou 13 anos da sua vida.  Musicóloga, cantora lírica, e uma empreendedora nata, foi fundadora da Associação Berlinda para a divulgação da cultura dos países de língua portuguesa em Berlim, para além do trabalho social intenso com crianças hospitalizadas sem família. Criou o Festival Berlinda, um festival cultural com um mês de duração, de música, literatura, cinema e artes plásticas. De regresso a Lisboa fez o doutoramento em Ciências Musicais com Rui Vieira Nery com quem tem trabalhado. Atualmente um dos seus trabalhos é a curadoria conjunta para a exposição comemorativa dos 100 anos de Madalena de Azeredo Perdigão (1923-2023) que a Fundação Calouste Gulbenkian realiza de 28 de abril a 20 de julho deste ano.  

    Oiça todas as espantosas histórias e reflexões da determinada Inês Thomas Almeida e venha à exposição desta figura incontornável para a APEM, e não só, que foi Madalena de Azeredo Perdigão com a sua visão estratégica para a cultura e educação artística em Portugal. 

    E26 - 41m - Apr 7, 2023
  • Episódio 24 - Helena Lima

    A atual presidente do Projeto Orquestra Geração, é nossa convidada. Helena Lima partilhou connosco memórias musicais que marcaram a sua infância, tais como as sessões musicais de João de Freitas Branco, as aulas de música e a participação no clube de música no então ciclo preparatório com a professora Lia Altavilla, mãe da cantora Lia Altavilla. Um percurso com muitas influências e algumas hesitações entre a música e outras áreas, mas que rapidamente se desvaneceram com a realização de um curso de música nos hospitais e a perceção vivida do impacto da música neste contexto. Daí até ao início do projeto Orquestra Geração foi um processo natural que se foi construindo a partir do terreno com os diversos apoios e vontades políticas e sociais. Helena Lima partilhou connosco a sua extraordinária visão pedagógico-musical e de gestão de projetos de intervenção musical, iluminando as pontes que se podem e devem criar entre o ensino geral e o ensino especializado da música. Uma conversa a não perder para quem quer saber mais sobre as várias faces da música na educação.

    E25 - 56m - Mar 3, 2023
  • Episódio 23 - João Salgueiro

    Quando em pequenino construiu o seu primeiro instrumento a partir de uma raquete de pingue-pongue onde marcou umas cordas e podia imitar os músicos que via no palco da coletividade perto de sua casa, João Salgueiro não imaginava que a sua vida iria ser dedicada à música, aos instrumentos e a muitos músicos portugueses. Foi assim que começou a nossa conversa com o fundador da Diapasão em 1976, a loja de instrumentos referência para tantos músicos. Músico autodidata, apesar de não se considerar músico mesmo depois de um percurso musical por várias bandas criadas, ainda não perdeu a esperança de criar o Museu do Rock Português, ele próprio um contribuidor para esse legado que em parte já pode ser visto no seu recente espaço, Sr. Piano – Pianos e Escola de Música. 

     

    E24 - 56m - Feb 3, 2023
  • Episódio 22 - Edward Ayres d'Abreu

    A começar um novo ano, uma conversa fascinante, num local surpreendente e com um convidado que, com toda a sua admirável juventude invulgarmente rica e culta, nos revela a sua forma de estar, pensar e agir na vida musical portuguesa. O nosso convidado é o atual diretor do Museu Nacional da Música, Edward Ayres de Abreu, que nos recebeu no Metro das Laranjeiras, onde está o Museu e todo o seu acervo, assim como o gabinete do Diretor de onde se pode ouvir e sentir trepidar o metro de Lisboa. Na sua simplicidade narrativa conduz-nos com toda a serenidade e calma para a riqueza das suas múltiplas experiências académicas, musicais e artísticas apresentando-nos a sua visão e agora missão para o (novo) Museu Nacional da Música que se irá instalar no Convento de Mafra. Acompanhe-nos neste podcast e saiba mais sobre o Museu Nacional da Música e o seu Diretor.

    E23 - 42m - Jan 6, 2023
  • Episódio 21 - Paulo Pires do Vale

    Paulo Pires do Vale, professor, ensaísta, curador e atualmente o comissário do Plano Nacional das Artes é um entusiasta contagiante! Com a filosofia como matriz do pensamento conversou connosco e conduziu-nos pelo trajeto educativo da sua vida na sua relação umbilical com a música, a estética e as artes plásticas. A teologia, a filosofia e essencialmente a experiência estética e cultural construíram a sua postura na vida e neste trabalho que coordena. Juntar e ligar instituições artísticas, educativas e políticas e articular estrategicamente atividades está na sua missão com a premissa de que as responsabilidades são de todos. A democracia cultural constrói-se todos os dias no presente com cada um de nós e trazer as instituições para dentro da escola no sentido da participação efetiva dos jovens e professores e de toda a comunidade é um desejo e uma necessidade atual sentida e desejada pelo nosso convidado e que nós acompanhamos. 

    E22 - 1h 18m - Dec 4, 2022
  • Episódio 20 - Abel Arez e Filipe Sousa

    Um professor de música e um músico ou dois facilitadores em projetos de música em diversos contextos educacionais e na comunidade?  

    Abel Arez e Filipe Sousa encontraram-se e conheceram-se na Skoola, uma Academia de Música Urbana situada no Village Underground em Alcântara.  

    Conversámos sobre os percursos de cada um e cada um descobriu-se e deu-se a conhecer. O que une estes dois nossos convidados? Sem dúvida que a Música, mas a música numa educação não formal onde as regras são ditadas pelo interesse e necessidades dos participantes para fazer música. Aqui a liderança dos processos de ensino e aprendizagem é estruturada de uma forma flexível de acordo com o que se pretende fazer e numa perspetiva de música comunitária que tem por base a democracia cultural, a arte como direito humano e a valorização das diversas culturas. Uma conversa cheia a não perder. 

    E21 - 1h 5m - Nov 6, 2022
  • Episódio 19 - António Moreira Jorge

    Com um percurso profissional na vida artística e na educação, António Moreira Jorge falou-nos da sua experiência de vida, olhando para o passado e perspetivando o futuro. A conversa abordou as suas vivências enquanto diretor do Conservatório de Música do Porto, uma das poucas escolas públicas com ensino integrado da música, onde se esbatem fronteiras entre ensino genérico e especializado.

    E20 - 55m - Oct 2, 2022
  • Episódio 18 - Luiza Gama Santos

    A cantar e a brincar com o piano da avó que havia na quinta nas Caldas da Rainha onde viveu na infância e juventude, foi a forma e o tempo de como se ligou emocionalmente e fisicamente à música. Depois seguiram-se as aulas de piano com uma professora discípula de Vianna da Motta e depois as audições com Campos Coelho e as aulas de harmonia por correspondência!  E finalmente o exame final do curso que a fez fechar o piano... Mas, felizmente para a Luiza e para todos e tantos dos seus alunos, reconciliou-se com o piano quando descobriu a pedagogia Willems pelo próprio Professor Edgar Willems e pelo seu discípulo Jacques Chapuis. Um mundo novo para música e para a educação em Portugal que se abriu. Na APEM, Luiza Gama Santos, foi do grupo de fundadores e fez parte de muitas direções desde 1976 sempre com uma presença discreta e sábia. A sua vida de professora desde o jardim de infância ao ensino especializado da música e a sua vida de pianista concertista e acompanhadora de cantores completaram-na e tocaram-se, tal como a Luizinha tocou em tantos de nós

    E19 - 55m - Jun 5, 2022
  • Episódio 17 - Domingos Morais, José Pedro Caiado e Carlos Guerreiro

    No primeiro domingo de maio um episódio muito especial, não com um, mas com três convidados de peso: Domingos Morais, professor aposentado da Escola Superior de Teatro e Cinema, investigador e autor; José Pedro Caiado, músico, compositor e também ele professor aposentado da Escola Superior de Teatro e Cinema; Carlos Guerreiro, músico e construtor de instrumentos e elemento criador do grupo Gaiteiros de Lisboa.

    Neste episódio, falam-nos dos seus percursos pela educação musical nos anos setenta e das suas perspetivas sobre o lugar das práticas artísticas na educação. Um encontro feito de reencontros de três músicos com uma dedicação à educação artística e musical marcante com vivências e experiências educativas únicas que não devem ser esquecidas e que também construíram a vida e identidade da APEM.


    E18 - 1h 14m - May 1, 2022
  • Episódio 16 - Ana Ferrão

    Professora de referência de muitas gerações de professores de música, educadores de infância e professores do 1º ciclo, Ana Maria Ferrão, por onde passou, a todos tocou! Com música, empatia e uma curiosidade e sensibilidade pelos outros e com os outros, as suas canções e a forma de estar na música revelam toda uma história de vida que vamos conhecer neste primeiro episódio comemorativo dos 50 anos da APEM. Ana Maria Ferrão pertenceu ao grupo de fundadores da APEM em 1972 e desde sempre acompanhou o trabalho associativo que nas suas palavras nos enchem de orgulho.

    E17 - 40m - Apr 3, 2022
  • Episódio 15 - Manuela e Eduardo

    No episódio n.º15 do podcast “À mesa não se canta” Manuela Encarnação e Eduardo Lopes conversam, desta vez, só os dois para fazerem um balanço dos episódios já publicados e procuram encontrar um denominador comum nas reflexões trazidas pelos diversos convidados sobre os seus percursos de vida na música e na educação.  Um desafio também para os ouvintes deste podcast. Mas, levanta-se o véu, e verifica-se que o acaso é um fator determinante na vida!  E o que podemos aprender com os acasos? Que lições tiramos daqui? O que pode aprender “a escola”?  

    Venha daí e acompanhe esta conversa feita de muitas conversas. 

    E16 - 39m - Mar 6, 2022
Audio Player Image
À MESA NÃO SE CANTA | um podcast da APEM sobre música e educação
Loading...